Nova Iorque, 24 de setembro de 2014 – Jorge Moreira da Silva apresentou a proposta de Compromisso para o Crescimento Verde na Cimeira do Clima das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde decorrem as negociações para um acordo climático global.

Sobre o que será o sucessor do Protocolo de Quioto, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia considera que vivemos “o clima político propício para que um acordo seja alcançado em dezembro de 2015 (…) um segundo falhanço, como o de Copenhaga, seria interpretado pelos cidadãos como um afastamento da classe política e do setor empresarial em relação às preocupações que têm quanto aos impactos das alterações climáticas”. Moreira da Silva acrescenta que “esta é a primeira geração a ser afetada pelas alterações climáticas, mas poderá ser a última a estar em condições de agir a tempo de prevenir os efeitos nas próximas gerações”.

O Ministro tem defendido uma economia assente no crescimento verde, mensagem que teve oportunidade de passar ao Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, Achim Steiner, a quem apresentou o Compromisso para o Crescimento Verde.

Paralelamente à Cimeira do Clima, Portugal e Cabo Verde assinaram um Protocolo de cooperação para reforçar a recuperação, ao nível da sustentabilidade energética. Também Portugal e Brasil estreitaram relações ao nível da Cooperação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, através da assinatura de um memorando com a Ministra do Meio Ambiente do Brasil.

SDC17188_Portugal.jpg

Link oficial: http://www.un.org/climatechange/summit/

Cimeira do Clima das Nações Unidas: É necessária uma intervenção urgente nas alterações climáticas