As crises mundiais de energia, de alimentação e financeira, associadas às crescentes preocupações ambientais, trouxeram o tema da economia verde de novo para o debate em praça pública. Para minimizar estes efeitos, os países começaram a olhar para a economia verde, como um meio para desenvolver políticas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Na realidade, o objetivo do desenvolvimento sustentável surgiu em 1992, na Conferência do Ambiente e Desenvolvimento das Nações unidas, na altura chamava-se à atenção dos governantes para desenvolverem estratégias nacionais em direção ao desenvolvimento sustentável, através da economia verde. Foi um dos temas da Conferência das Nações Unidas RIO+20 e com a crise de 2008, o crescimento verde começou a ser perspetivado como uma ferramenta para ultrapassar problemas ambientais e relacionados com a pobreza.

Mesmo assim, as negociações no âmbito RIO+20 foram um desafio, já que houve falta de um acordo internacional sobre os princípios universais da economia verde. Além de existir uma dispersão de conceitos, que passa pela definição, por exemplo, de crescimento verde ou de economia sustentável, verificava-se a ausência de clarificação sobre as medidas da economia verde e sobre a forma como se integram nas prioridades nacionais e objetivos relacionados com o crescimento verde. Somava-se ainda a ausência de experiência no desenho, na implementação e na revisão dos custos e benefícios das políticas de economia verde.

Atualmente, a implementação do conceito de economia verde enfrenta ainda inúmeros desafios, mas muito tem sido feito para tornar o tema mais claro e mais conhecido por parte dos Governos. Um esforço protagonizado pelos diferentes departamentos das Nações Unidas, através de publicações recentes sobre economia verde ou crescimento verde, mas também através do surgimento de estratégias nacionais que tem sido implementadas, tanto em países desenvolvidos, como em vias de desenvolvimento, incluindo África, América Latina, Ásia e Pacífico e Europa.

Estas novas práticas servem de exemplo e tornam mais claro os efeitos das medidas no âmbito de políticas de economia verde, a sua interação com vários setores e prioridades nacionais, as barreiras institucionais que enfrentam, os riscos e custos de implementação. A experiência internacional servirá para tranquilizar as preocupações na integração efetiva de políticas de economia verde, integrando prioridades e objetivos económicos e sociais, incluindo a obtenção de um acordo internacional com objetivos de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Economia verde no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza