A Coligação para o Crescimento Verde é um órgão consultivo que tem por missão aconselhar o Governo no âmbito da execução do Compromisso para o Crescimento Verde e das políticas de fomento do crescimento verde, promovendo a participação e coordenação das intervenções das entidades públicas e privadas com atribuições relevantes neste âmbito.

Inicialmente constituída, em fevereiro de 2014, congrega esforços de cerca de uma centena de organizações das áreas empresarial, científico-tecnológica, financeira, assim como, organismos públicos, fundações e Organizações não Governamentais (ONG).

A formalização da Coligação para o Crescimento Verde como órgão alargado de definição estratégica e de impulso do crescimento verde em Portugal, ocorreu em abril de 2015 com a publicação da  Resolução de Conselho de Ministros n.º 28/2015, de 30 de abril.

É composta por representantes dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente, do ordenamento do território, da energia, das finanças, da agricultura, do mar, da economia e inovação, dos transportes, do turismo e da ciência, e pelas entidades das áreas referidas e constantes da lista de membros.

A atividade da Coligação para o Crescimento Verde rege-se por regulamento aprovado pelo Despacho n.º  8098-D/2015, de 23 de julho, dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e do ambiente.