A Coligação para o Crescimento Verde congrega um conjunto vasto e relevante de organizações que colaborou no processo de conceção e discussão pública do Compromisso num espírito de discussão participada. Este capital relacional é essencial para assegurar continuidade e efetividade no acompanhamento da execução do Compromisso para o Crescimento Verde e formular propostas com vista à atualização deste documento estratégico.

A Coligação pode, por iniciativa própria ou a pedido do ministro responsável pela área do ambiente, apresentar propostas, recomendações ou pareceres relativos à execução do Compromisso para o Crescimento Verde.

A Coligação deve apresentar ao ministro responsável pela área do ambiente propostas de indicadores e metas para a avaliação anual da execução do Compromisso para o Crescimento Verde e formular propostas ou pareceres relativos à concertação das entidades públicas e privadas com atribuições relevantes no domínio da execução do Compromisso para o Crescimento Verde.

O plenário delibera sobre todas as matérias relevantes para o acompanhamento da execução do Compromisso para o Crescimento Verde que não sejam da competência específica de outro órgão da Coligação.