Economia verde: 4 perguntas e 4 respostas

 

Mesmo não se tratando de um conceito simples, concreto e matemático, as Nações Unidas fizeram um esforço para sintetizar algumas ideias-chave sobre economia verde.

O que é, o que pressupõe e como implementar são algumas das questões que respondemos, com base nas indicações desenhadas pela ONU. Tratam-se de pressupostos genéricos, que não olham à especificidade de cada país, mas que se apresentam como um ponto de partida para a economia verde.

 

O que é a economia verde?

A economia verde resulta da necessidade de vivermos num ambiente económico que proporcione qualidade de vida e igualdade social, ao mesmo tempo que se reduz os riscos ambientais e se respeitam os limites ecológicos do planeta.

O conceito, que surgiu na Conferência das Nações Unidas RIO+20, pode também ser visto como uma forma de ligar as preocupações económicas, ambientais e sociais ao desenvolvimento sustentável, através de soluções equilibradas sobre o ponto de vista ambiental e social.

Qual o principal pressuposto da economia verde?

É estimular os investimentos verdes através dos diferentes setores económicos e sociais, que permitam a eficiência dos recursos naturais, a criação de postos de trabalho dignos e a promoção de igualdade social. Entre os investimentos verdes, destacam-se as áreas da inovação, investigação e desenvolvimento de tecnologias eficientes e limpas ou a adaptação de infraestruturas, tornando-as mais amigas do ambiente.

Como tornar a economia verde?

Não existem receitas mágicas, onde apenas se misturam doses extas de ingredientes, mas apontam o estímulo a investimentos económicos verdes como a chave da economia verde.

Tais investimentos só terão efeitos positivos, caso existam instrumentos adaptados às características do país: recursos naturais, desenvolvimento socio-económico, condições ambientais, saúde, a força das instituições. A escolha deve olhar para as prioridades de cada país, olhando para os riscos, oportunidades, benefícios e oportunidades.

A transição para uma economia verde implica iniciativas e ações de provenientes de diferentes membros da sociedade, desde logo do mundo empresarial, do público em geral, dos consumidores, das universidades, das associações cívicas, entre outras.

A economia verde deve ser um tema para o qual a sociedade civil se deve unir aos governantes, para conduzirem a uma mudança que deverá ocorrer através de ações voluntárias.

Por onde começar a“esverdear” a economia?

Diz as Nações Unidas que “esverdear” a economia significa agir no campo da educação e da saúde. Dependendo das características económicas, ambientais e sociais de cada país, mas sugere-se que o importante é começar por ações em setores onde rapidamente se podem “colher os frutos” de um comportamento verde.

Fonte: United Nations Economic Commission for Europe