O Compromisso para o Crescimento Verde foi tema de um Side event, organizado por Portugal, no decorrer da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP21), no passado dia 11 de dezembro, em Paris, onde uma vez mais o Compromisso Português e alguns dos temas em que Portugal se destaca pela sua liderança, como as “energias renováveis”, as “redes de distribuição inteligentes”, a “mobilidade elétrica” e a “indústria”, foram apresentados e debatidos.

O evento deu a conhecer o documento estratégico lançado por Portugal com o objetivo de promover a transição para um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade económica, financeira e ambiental tendo contado com participação do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins,  que salientou este side event como uma oportunidade para promover a performance de Portugal no combate às alterações climáticas e relembrou o trabalho ainda necessário para alcançar os objetivos a que Portugal se propôs. Realçou a relevância de algumas medidas previstas neste Compromisso na implementação dos recém adotados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A sessão foi moderada por Francisco Ferreira do CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade e, no âmbito das áreas temáticas, contou com as presenças do presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), António Sá da Costa, do presidente da EDSO for Smart Grids, João Torres, do responsável pelo desenvolvimento na área da mobilidade do Centro de Excelência de inovação para a indústria Automóvel (CEiiA), Luís Reis e do Presidente do Conselho Estratégico Nacional do Ambiente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), Nuno Ribeiro da Silva.

No encontro, abordaram-se os compromissos para a descarbonização de Portugal, os esforços e os bons resultados obtidos nas diversas áreas. Foram destacados os recursos renováveis do nosso país, designadamente, os níveis de capacidade instalada, de energia renovável produzida, e o potencial ainda a explorar no futuro. A excelente infraestrutura elétrica inteligente de distribuição, a frota eficiente de veículos elétricos e o caminho percorrido no âmbito da mobilidade sustentável, e ainda os esforços e respetivos resultados da indústria portuguesa em termos de eficiência energética e de consumo de água, foram temas igualmente sublinhados.

ProgramaSideEventCCV@COP21

Apresentações e notas biográficas:

_ Apresentação Compromisso para o Crescimento Verde

Apresentação APREN _ Nota Biográfica António Sá da Costa

Apresentação EDSO _ Nota Biográfica João Torres

Apresentação CEiiA _ Nota Biográfica Luis Reis

Apresentação CIP _ Nota Biográfica Nuno Ribeiro da Silva

 

 

 

Compromisso para o Crescimento Verde em discussão na COP21