A reunião inaugural da Coligação para o Crescimento Verde teve lugar a 4 de fevereiro de 2014. Nesta reunião foi apresentada a missão da Coligação para o Crescimento Verde: afirmar o cluster português da Economia Verde, integrando as mais-valias do país, nomeadamente a científica, empresarial, financeira, associativa e regulatória, tirando partido dos talentos, das infraestruturas, dos recursos naturais, do posicionamento geopolítico e do empreendedorismo portugueses, para competir e vencer à escala global, no contexto de uma economia de rede, para tirar partido das novas oportunidade globais. A iniciativa tinha por objetivo obter um alargado consenso sobre a estratégia de Crescimento Verde.

A segunda reunião da Coligação para o Crescimento Verde realizou-se no dia 21 de maio de 2014 e teve como objetivos refletir sobre a definição e operacionalização de uma estratégia de longo-prazo orientada para o crescimento verde, não só dinamizando o subsector verde da economia mas também contribuindo para tornar mais “verde” toda a economia, em torno: da internalização económica das externalidades ambientais; da dissociação do crescimento económico da utilização intensiva dos recursos; da afirmação de padrões de consumo e de produção sustentáveis; da valorização dos nossos recursos endógenos; da qualificação dos recursos humanos e da capacitação institucional; do fomento da eco-inovação e da utilização eficiente dos recursos energéticos, hídricos e materiais.

Na terceira reunião da Coligação para o Crescimento Verde, ocorrida a 11 de março de 2015, teve lugar uma discussão da versão do Compromisso para o Crescimento Verde em Portugal após o período de consulta pública ocorrido de 15 de setembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015 com a realização de 10 conferências temáticas em diversos pontos do país.

No dia 24 de julho de 2015 teve lugar a quarta reunião plenária da Coligação para o Crescimento Verde, que incidiu sobre a organização da Coligação e os trabalhos a iniciar e desenvolver.
Poderá consultar a Nota da 4.ª Reunião aqui.

A 13 de novembro de 2015 foi realizada a quinta reunião plenária da Coligação para o Crescimento Verde, onde foram aprovados os grupos de trabalho temáticos e dadas as orientações para o início dos trabalhos desses grupos.
Poderá consultar a Nota da 5.ª Reunião aqui.

Na sexta reunião plenária da Coligação para o Crescimento Verde, que se realizou no dia 12 de setembro de 2016, foram detalhadas as orientações associadas à nova abordagem à Economia Circular e sua articulação com os trabalhos da Coligação. Foi efetuado o enquadramento sobre a Política de Ambiente centrada na Economia Circular, na Descarbonização e na Valorização do Território. Nesta reunião foram identificados 5 sectores chave, que representam as atividades onde existe maior potencial de desenvolvimento de estratégias de Economia Circular e onde é expectável maior retorno ao nível financeiro e ambiental que são “Indústria”, “Agricultura & Florestas”, “Ambiente Construído”, “Transportes” e “Compras”.
A Nota da 6.ª Reunião encontra-se disponível aqui.

A sétima reunião plenária da Coligação para o Crescimento Verde teve lugar no dia 28 de abril de 2017. Nesta reunião foram aprovadas as propostas dos Grupos de Trabalho Temáticos: Contratação pública (CP), Agricultura e florestas (AGF), Resíduos (RES), Mobilidade e transportes (MTR) e Energia e clima (EC), respetivamente, referentes à Atualização das iniciativas temáticas; à Monitorização dos Indicadores de Sucesso e à Identificação de ações ou medidas que possam contribuir para os resultados das iniciativas. Foram igualmente aprovadas as atualizações da constituição dos Grupos de Trabalho Temáticos e as propostas de coordenadores para os Grupos de Trabalho Temáticos.
Poderá consultar a Nota da 7.ª Reunião aqui.

A oitava reunião plenária da Coligação para o Crescimento Verde teve lugar no dia 14 de dezembro de 2017 e foram aprovadas as propostas dos Grupos de Trabalho Temáticos Cidades e território (CT) e Indústria Transformadora e extrativa (ITE), respetivamente, referentes à atualização das iniciativas temáticas, e à Monitorização dos Indicadores de Sucesso, a proposta do grupo de trabalho CT relativa à Identificação de ações ou medidas e proposta de linhas de ação a desenvolver pelo GTT, bem como as propostas dos Grupos de Trabalho Temáticos Agricultura e florestas (AGF), Resíduos (RES), Mobilidade e transportes (MTR) e Energia e clima (EC) relativas aos respetivos programas de ações que identificam linhas de ação que contribuam para a execução do Compromisso para o Crescimento Verde (CCV) e o alcance dos resultados desejados, com prioridade à transição para a economia circular.