O sector dos transportes é responsável por uma grande parte das emissões de poluentes atmosféricos, bem como de gases com efeito de estufa, indissociáveis das alterações climáticas. Os transportes estão ainda na origem do ruído que afeta particularmente os meios urbanos.

Em Portugal, os transportes representam uma parte importante do consumo de energia final, sendo o transporte rodoviário responsável pela quase totalidade desse consumo. Os impactes ambientais do transporte de passageiros ganham relevância pelas diferenças de desempenho ambiental entre o transporte individual e o transporte coletivo sobretudo no que se refere ao consumo de recursos e às emissões.

A transferência do transporte individual para o transporte coletivo é um dos objetivos do Compromisso para o Crescimento Verde que reconhece a necessidade de melhorar os serviços públicos de transporte de passageiros a nível local, regional e nacional de modo a promover a transferência do transporte individual para o transporte coletivo.

Significado do Indicador:
Milhões de passageiros por quilómetro, transportados nos serviços públicos de transporte de passageiros.


Tabela obj 9

Notas: O valor que consta do Compromisso para o Crescimento Verde para o ano 2013: 10 894 103 pkm foi retificado para 10 613 103 pkm.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), Transporte Público é o Transporte efetuado por conta de outrem, mediante pagamento.

 

Em 2014 o sistema de contabilização de passageiros da Carris foi alvo de atualização. Os resultados de 2013 e de 2014 consideram nova metodologia de cálculo de passageiros de acordo com a bilhética relativamente ao Metropolitano de Lisboa e sem incluir o metro Sul do Tejo. A partir de 2015 o Inquérito ao Transporte Rodoviário de Passageiros (ITRP) passou a abranger as Câmaras Municipais do Continente em geral, pelo que os resultados de 2015 não permitem uma comparação direta com os dados anteriores (quebra de série).

O transporte rodoviário de passageiros inclui os seguintes serviços de transporte nacional: Serviço de transporte regular (carreiras urbanas/suburbanas, carreiras interurbanas, serviços expresso e carreiras de alta qualidade), Serviço de transporte regular especializado (transporte escolar em circuitos especiais, outros serviços de transporte de crianças, transporte de trabalhadores e circuitos turísticos), Serviços de transporte ocasional (serviços de aluguer e outros), e Serviço de transporte internacional [serviço de transporte regular (linhas internacionais) e serviço de transporte ocasional (serviços de aluguer e outros).

Análise
Em 2016 os passageiros/km no tráfego ferroviário pesado aumentaram cerca de 4,8% em relação a 2015. Registaram-se aumentos em todas as componentes deste tráfego, suburbano, de longo curso e internacional. Com o aumento verificado ao longo dos últimos três anos, o valor de 2016 situa-se agora acima dos valores registados em 2011, representando cerca de 100,07% deste valor.

Igual tendência verifica-se nos passageiros/km no tráfego ferroviário dos sistemas de metropolitano, tendo o ano de 2016 registado um aumento de cerca de 5,2% em relação a 2015. No entanto, o valor de 2016 ainda não alcança o valor registado em 2011, representando cerca de 91,86% deste valor.

O transporte rodoviário de passageiros/km em 2016 registou um aumento de cerca de 15,4% em relação a 2015. O valor de 2016 é o mais elevado desde 2011, situação à qual não é alheio o alargamento do seu âmbito, que passou a incluir serviços de transporte no âmbito das câmaras municipais.

Para mais informação consulte a ficha do objetivo.

Para mais detalhes poderá consultar aqui.