A produtividade dos materiais mede a riqueza gerada por unidade de recursos naturais consumida. Permite avaliar a dissociação entre o consumo de recursos e o crescimento económico. Para o efeito são usados o Produto Interno Bruto (PIB) e o Consumo Interno de Materiais (CIM).

O CIM mede a quantidade total de materiais utilizada diretamente por uma dada economia e é calculado através da soma da extração de materiais por essa economia (em bruto – Extração Interna de Materiais) com a totalidade das importações de materiais (primários e transformados), subtraindo as exportações totais de materiais (primários e transformados). Constitui um indicador da intensidade de utilização dos recursos naturais por parte da economia e permite avaliar a eficiência na sua utilização.

Significado do Indicador:
A produtividade dos materiais é obtida pelo rácio entre o PIB e o Consumo Interno de Materiais, sendo o PIB considerado a preços constantes de 2011 (SEC2010) para efeitos de análise intertemporal.

Este indicador expressa o valor económico que se obtém por cada unidade de recurso consumida na produção de bens ou serviços para consumo interno, permitindo avaliar a desmaterialização relativa da economia, no caso de se verificar uma tendência crescente do indicador.

Tabela obj 4

 

Grafico obj 4

Análise
A produtividade de materiais apresenta uma tendência crescente desde 2009, excepto em 2014, ano em que o aumento mais pronunciado do CIM relativamente ao PIB levou a uma diminuição da produtividade. Em 2016, os valores provisórios apontam para um aumento da produtividade de materiais de cerca de 3,3%, reforçando a tendência crescente de desmaterialização da economia, revelando um uso mais eficiente dos materiais extraídos do ambiente. A diminuição do consumo de materiais em contexto de crescimento da economia (dissociação) não era observada desde 2010.

Para mais informação consulte a ficha do objetivo.

Para mais detalhes poderá consultar o Portal do Estado do Ambiente – Produtividade dos Materiais.