A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Conferência Internacional Crescer com Energia

23 Outubro, 2014 @ 15:30 - 18:00

As cidades são o habitat natural da economia baseada no conhecimento. A preservação e a requalificação dos centros históricos deverão ser assumidas como uma das prioridades das políticas públicas, sendo estas indissociáveis de uma economia hipocarbónica e eficiente na utilização dos seus recursos, promovendo sempre a eficiência energética e a produção local de energia.

A modernização dos sistemas de transportes é um outro importante desafio, que deverá contribuir para uma crescente sustentabilidade e eficiência na mobilidade urbana, baseada numa mudança de paradigma assente na redução das emissões de CO2 e na clara melhoria da qualidade do ar. As soluções de mobilidade deverão estar articuladas entre si, através da integração dos sistemas multimodais, promovendo-se o uso das novas tecnologias de informação e comunicação, de meios de transporte mais eficientes e apostando-se, sempre que possível, nos modos suaves.

O consumo energético dos edifícios e do sector dos transportes reflete-se necessariamente nas emissões de CO2. As cidades que visem atingir altos níveis de qualidade de vida e crescimento económico, terão que fazer uma abordagem integrada face aos desafios atuais, promovendo e expandindo as iniciativas inovadoras e as boas práticas, colocando-se na linha da frente do desenvolvimento urbano sustentável. Investir na reabilitação e na eficiência energética nas cidades representa ainda um grande potencial de ganhos sociais, económicos e ambientais.

Promover o emprego, especificamente no sector da construção, dinamizando e inovando nas áreas da engenharia, arquitectura, reabilitação de edifícios, informação e tecnologias da comunicação e energias renováveis, que ligadas às universidades e aos sectores da inovação tecnológica, podem criar spin-offs muito importantes e contribuir para a sustentabilidade do futuro urbano.

15.30 Sessão de abertura

  • António Costa – Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

16.00 Conferência

  • Manuel Salgado – Vereador do Urbanismo, Câmara Municipal de Lisboa
  • Bernard Soulage – Região Rhône-Alpes, França
  • Ilmar Reepalu – Municipio de Malmö, Suécia
  • Niel Swannick – Município de Manchester, Reino Unido
  • Paulo Ferrão – Instituto Superior Técnico, Lisboa

Moderadora

  • Maria Santos – Administradora da Lisboa E-Nova

18.00 Encerramento

 

Evento aberto ao público mediante inscrição online:
http://www.cm-lisboa.pt/viver/ambiente/crescer-com-energia

cml_apoios

Conferência Internacional Crescer com Energia

Detalhes

Data:
23 Outubro, 2014
Hora:
15:30 - 18:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, , , ,

Organizadores

Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa

Local

Instituto Superior Técnico, Salão Nobre, Pavilhão Central
Av. Rovisco Pais, nº 1
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google