bcsd

O BCSD acaba de lançar um folheto que tem como objetivo contribuir para a promoção da economia circular. São seis projetos nacionais de economia circular contados de forma simples e pragmática, nomeadamente da Caixa Geral de Depósitos, Amorim, Jerónimo Martins, Lipor, The Navigator Company e Continente.

Com um design dinâmico e de fácil leitura, o folheto apresenta, além dos projetos nacionais, as diferenças entre a economia linear e a circular, o porquê deste conceito estar a ganhar força um pouco por todo o mundo, os benefícios deste modelo, o impacto económico expectável na União Europeia e os programas de financiamento disponíveis.

Economia circular é um conceito que ganhou força no último ano, após o lançamento do pacote legislativo para esta área, por parte da Comissão Europeia. A economia circular é uma nova abordagem à produção e ao consumo e permite desenvolver inovação, novos produtos, serviços e modelos de negócio, tendo por base o equilíbrio entre as empresas, os consumidores e o Planeta. A economia circular é também uma forma de as empresas contribuírem para as metas dos objetivos de desenvolvimento, concretamente para o 8º – Trabalho digno e crescimento económico, 9º – Indústria, inovação e infraestruturas, 11º – Cidades e comunidades sustentáveis e 12º – Produção e consumo sustentáveis.

 

BCSD aposta na promoção da Economia Circular