3ª Palestra da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente

Adaptação às Alterações Climáticas a Nível Local

5 de maio, 15 horas, Sala “O Século” na Rua de “O Século” n.º 63, Lisboa
Reforçar a capacidade de adaptação e o combate às alterações climáticas é um objetivo prioritário da Agenda do Desenvolvimento Sustentável para 2030. O Acordo de Paris, alcançado na COP21, veio reforçar o compromisso de todos os estados no necessário esforço comum para a promoção da justiça climática.

As alterações climáticas são um fenómeno global com impactos locais, devendo a adaptação ser trabalhada a nível local. As cidades devem pois planear o seu futuro, num clima em mudança, através de uma abordagem transversal, multissetorial e multiescala, envolvendo todos os atores.

Almada tem vindo a construir a sua Estratégia Local de Adaptação às Alterações Climáticas, para promover a resiliência dos seus sistemas naturais, sociais e económicos e proporcionar à sua população um ambiente saudável e seguro para viver e trabalhar.

Partindo da apresentação da experiência de Almada, os participantes serão convidados a refletir sobre boas práticas na construção de cidades mais resilientes e sustentáveis.
Programa

15h00 Boas-vindas
Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ministério do Ambiente

15h15 Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas – O Exemplo de Almada
Catarina Freitas, Câmara Municipal de Almada

16h15 Debate

17h00 Fecho

 

Entrada livre.

palestras

Adaptação às Alterações Climáticas a Nível Local – 3ª Palestra da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente