Lisboa,15 de setembro 2014 – Chama-se Compromisso para o Crescimento Verde (CCV) e resultou de um debate alargado de mais de 60 entidades públicas e privadas – que compõe a Coligação Verde – em torno da economia verde.

O documento, apresentado hoje pelo Ministro do Ambiente, pretende ser uma visão a longo prazo para o país do pós-troika, em que o ambiente e o desenvolvimento económico e social andam de mãos dadas. A exigência orçamental, mas ao mesmo tempo lança-se um novo ciclo de reformas estruturais e de investimentos seletivos e produtivos em áreas estratégicas, como o conhecimento, a política industrial e a economia verde, capazes de promover, de uma forma sustentável, o crescimento e o emprego.

Para a concretização desta estratégia verde, que tem uma duração para lá da atual legislatura, Jorge Moreira da Silva apelou ao diálogo com os partidos políticos e com os parceiros sociais, económicos e ambientais. Há que agir perante o agravamento dos sinais globais de crise climática, de degradação e escassez de recursos hídricos, de perda de biodiversidade e potenciar os recursos naturais, diz Moreira da Silva. O Ministro acrescenta que o país tem que aproveitar as novas oportunidades económicas e de geração de emprego associados ao crescimento verde, crescerá 30% até 2025 na União Europeia.

 

Jorge Moreira da Silva apresenta Compromisso para o Crescimento Verde
Tagged on: