O Emprego “verde” traduz o número de postos de trabalho no setor de bens e serviços ambientais na economia medido em Equivalentes a Tempo Completo (ETC). O ETC é obtido pelo quociente entre o total de horas trabalhadas e a média anual de horas trabalhadas em empregos a tempo completo.

Metodologia e racional das metas para 2020 e 2030

O Compromisso para o Crescimento Verde previa, já em 2015, uma revisão no curto prazo dos seus indicadores de crescimento: VAB Verde, Exportações Verdes e Emprego verde uma vez que, à data da sua elaboração, os valores avançados eram prudentes estimativas realizadas em articulação com o INE. A quantificação do setor verde na economia, a nível estatístico, era uma realidade ainda em construção e o tema encontrava-se em debate também no Eurostat. À data, o INE trabalhava num estudo-piloto relativo às contas do setor dos bens e serviços ambientais que se esperava pudessem vir a produzir melhores aproximações à realidade portuguesa.

Esse trabalho evoluiu e produziu resultados no início de 2018 quando o INE publicou pela primeira vez as Contas do Setor de Bens e Serviços Ambientais (CSBSA). Estas contas apresentam resultados para 2014 e 2015 tendo por base fundamental as Contas Nacionais Finais disponíveis para esses anos.

Pelo exposto, foi adotada a determinação dos resultados destes indicadores tendo por base as referidas Contas do Setor de Bens e Serviços Ambientais que permitem obter uma melhor aproximação à dimensão dos setores económicos verdes e às componentes de outros setores económicos que desenvolvem atividades alocadas à proteção e valorização do ambiente e à sustentabilidade, contribuindo desta forma para o crescimento verde.

A Taxa Composta de Crescimento Anual (TCCA) para a determinação das metas para 2020 e 2030 manteve-se em conformidade com a do Compromisso para o Crescimento Verde de modo a manter a mesma ambição.

Significado do Indicador:

Emprego do setor de bens e serviços ambientais na economia em Equivalentes a Tempo Completo (ETC). O ETC é obtido pelo quociente entre o total de horas trabalhadas e a média anual de horas trabalhadas em empregos a tempo completo.

Tabela obj 3

Grafico obj 3

Análise

Em 2015 o setor de bens e serviços ambientais empregou 99 564 pessoas Equivalentes a Tempo Completo – ETC (+ 8,4% face a 2014), correspondendo a 2,3% do emprego nacional.

A gestão de recursos energéticos foi a atividade mais relevante (28,0% do total do emprego do setor de bens e serviços ambientais), seguindo-se a gestão de resíduos (22,6%) e a gestão da água (11,9%).

O Compromisso para o Crescimento Verde tem como objetivo duplicar o número de postos de trabalho verdes até 2030, atingindo cerca de 177 mil empregos (117 mil em 2020) mas assegurando, simultaneamente, o aumento de produtividade na economia verde. Isto pressupõe um crescimento médio anual de 4,2% ao ano entre 2014 e 2030. Pela observação do gráfico acima, o ritmo de crescimento médio anual é positivo.

Para mais informação consulte a ficha do objetivo.