Fontes de energia renovável são as provenientes de recursos naturais que se renovam de forma natural e regular, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar eletricidade ou calor.

Os recursos naturais como os rios, o vento, a biomassa, o sol, as ondas do mar e o calor da Terra, permitem produzir energia hídrica, eólica, de biomassa, oceânica e geotérmica.

A produção de energia de fontes renováveis reduz a necessidade de importar combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, para esse fim, tornando o País menos dependente do estrangeiro em termos energéticos e reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa.

Significado do Indicador:
O indicador apresenta as quotas de energias renováveis no consumo total bruto de energia, por total e setores (transportes, eletricidade, aquecimento e arrefecimento)

 

Tabela obj 11

Unidade: %

 

Grafico obj 11

 

Análise
O peso das energias renováveis no consumo final bruto de energia aumentou 9,3 pontos percentuais (pp) de 2004 a 2016, com destaque para as energias renováveis na eletricidade (+ 26,6 pp). O valor de 2016 está em linha tendencial com a meta de 31% em 2030, que deverá ser alcançada antes desta data.

O CCV estabeleceu o objetivo de reforço do peso das energias renováveis de 25,7% no consumo final bruto de energia em 2013, para 31% em 2020 e 40% em 2040, em linha com o PNAER. A Diretiva n.º 2009/28/CE (Diretiva FER) e o PNAER incluem a meta (vinculativa) de 10% no setor dos transportes.

Os transportes tiveram uma quota muito pequena até 2014, registando um grande aumento em 2016, duplicando o valor de 2014 (de 3,7% para 7,4%). Este grande aumento é justificado pelo facto de em 2014 se ter iniciado o processo de certificação dos “Biocombustíveis” (só a partir do 2.º semestre), que permitiu a contabilização para efeitos da Diretiva das Renováveis.

No contexto da UE Portugal está bem acima da média (16,7%) com 28,5%.

Para mais informação consulte a ficha do objetivo.

Para mais detalhes poderá consultar o Portal do Estado do Ambiente – Energias Renováveis.