O potencial económico da eficiência energética” é a nova publicação do BCSD que reúne 17 casos de estudo de eficiência energéticaimplementados por 15 empresas e que é resultado do grupo de trabalho da “AÇÃO 7 – Demonstrar o valor gerado por projetos de eficiência energética”. Além dos casos de estudo, a publicação apresenta a análise agregada dos projetos implementados em três vertentes: redução do consumo anual de energiaredução das emissões de CO2 e impacto financeiro. Este é um dos contributos do BCSD para traduzir a eficiência energética em poupanças de energia, em reduções de custos e em redução de impacto ambiental. A publicação tem como objetivo sensibilizar a gestão de topo das empresas para a eficiência energética, em especial chief financial officer (CFO), diretores financeiros, profissionais ligados às decisões financeiras e profissionais da área da energia e da sustentabilidade.

Os casos de estudo criados pretendem posicionar a eficiência energética como uma variável de custos das empresas, ao simplificar um conjunto deindicadores económico-financeiros comuns que podem ser adotados por qualquer empresa, nomeadamente, valores de investimento,períodos de retornopoupanças anuaispoupanças a cinco e a dez anosreduções dos consumos de energia e reduções das emissões de CO2. A publicação conta também com um capítulo muito prático que detalha o tipo de informação a reunir para facilitar a aprovação dos projetos por parte da gestão de topo, os argumentos estratégicos a ter em conta na apresentação interna dos projetos, os obstáculos mais comuns e de que forma podem ser contornados, as mais-valias transversais às empresas resultantes destes projetos e as lições aprendidas.

Os 17 casos de estudo, que representam um investimento global próximo dos 15 milhões de euros, permitiram às empresas uma poupança anual agregada de cerca de 13 milhões de euros. A cinco anos a poupança agregada situa-se em 64 milhões de euros e, a 10 anos, em 132 milhões de euros. O consumo anual de energia agregado teve uma redução de 15 mil tep (toneladas equivalentes de petróleo) e uma redução global de 21% das emissões de CO2.

A “AÇÃO 7 – Demonstrar o valor gerado por projetos de eficiência energética” é uma das ações que integra a AÇÃO 2020 – Soluções Empresariais para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de linhas de força para a agenda das empresas, implementado em 2013 pelas empresas membro do BCSD, para promover o desenvolvimento sustentável de Portugal, em articulação com os decisores de políticas públicas e os agentes da sociedade civil, no horizonte de 2020.

Mais informações em:

http://www.bcsdportugal.org/noticias/bcsd/o-potencial-economico-da-eficiencia-energetica-nova-publicacao-do-bcsd

http://www.bcsdportugal.org/wp-content/uploads/2013/10/web-accao7-A4-v1.pdf

 

Nova publicação do BCSD Portugal: “O potencial económico da eficiência energética”